Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus encerra participação da Expocitros 2024 com palestra sobre a evolução do HLB

A 49ª Expocitros/45ª Semana da Citricultura, realizada em Cordeirópolis (SP) chega ao final nesta sexta-feira (7), com mais uma programação de encontros e discussão de temas com profissionais da citricultura. Pela manhã, o Fundecitrus abriu o cronograma da feira com a palestra “Fatores determinantes na evolução do HLB nas diferentes regiões e ações do Fundecitrus para o enfrentamento da doença”, apresentada pelo engenheiro-agrônomo da instituição e coordenador do departamento de Transferência de Tecnologia, Ivaldo Sala.

Sala destacou os aspectos indispensáveis para a compreensão da evolução da doença no parque citrícola e as ferramentas disponibilizadas pelo Fundecitrus para auxiliar o citricultor no manejo do psilídeo. Fatores como clima/brotações, fontes de inóculo, flutuação populacional do inseto e a ocorrência de resistência foram alguns dos assuntos abordados. “Sabemos que diversos fatores impactam no crescimento da incidência de greening no cinturão. Para a mitigação desses impactos, o Fundecitrus conta com ferramentas que oferecem uma contribuição indispensável para que o citricultor possa planejar o seu manejo. O greening é uma doença que demanda ação conjunta e compartilhamento de informações entre os citricultores”, reforça Sala.  

O Fundecitrus disponibiliza gratuitamente para o setor as plataformas Avalia Psilídeo, que monitora a eficácia de inseticidas para o controle do inseto, e o Alerta Fitossanitário, que organiza informações sobre a população do psilídeo e presença de brotações nas propriedades nas regiões monitoradas. O acesso às ferramentas é feito pelo próprio site do Fundecitrus. A 49ª Expocitros/45ª Semana da Citricultura tem encerramento oficial às 15h30.