Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus e técnicos do IPEF debatem sobre medidas de manejo do psilídeo dos citros e do eucalipto

O pesquisador do Fundecitrus Marcelo Miranda participou de uma reunião com os técnicos do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), em Piracicaba (SP). O tema discutido no encontro foi manejo de psilídeos que ocorrem em citros (Diaphorina citri) e em eucalipto (Glycaspis brimblecombei).

Assim como a citricultura, o setor florestal também enfrenta desafios com um inseto, o psilídeo-de-concha, que é de origem australiana, ataca eucaliptos e utiliza como hospedeiro várias espécies do gênero Eucalyptus, causando a redução no tamanho e deformação das folhas, e em plantas infestadas, ocorre o secamento de ponteiros e desfolha.

Por isso, Miranda apresentou as estratégias de manejo utilizadas na citricultura, e conheceu como é realizado o manejo da espécie que ocorre em eucaliptos. “O psilídeo-de-concha é diferente do psilídeo dos citros, mas algumas ações de manejo podem ser similares. A troca de conhecimento é muito importante, pois ajuda no aprimoramento do manejo de pragas de ambos os setores”, afirma.

O IPEF integra empresas, universidades e instituições de pesquisa em prol da ciência, tecnologia e inovação florestal. É uma associação sem finalidades lucrativas, formada por empresas privadas que desenvolvem estudos e pesquisas cooperativas com foco em plantações florestais.

Tags: