Fundecitrus é homenageado pelo USDA
O Fundecitrus foi homenageado pelo United States Department of Agriculture (USDA) – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. O pesquisador Renato Beozzo Bassanezi recebeu um certificado de apreciação pelas suas “notáveis contribuições de pesquisa para o manejo integrado do greening (Huanglongbing - HLB)”.
O tributo ocorreu durante a 3rd International Research Conference on HLB – III (Conferência Internacional de Pesquisas sobre o HLB), realizada entre os dias 4 e 8 de fevereiro, em Orlando, Flórida (EUA), evento que reuniu 467 participantes de 21 países.
O nome de Bassanezi foi escolhido pelo comitê organizador do evento. Engenheiro agrônomo e doutor em Fitopatologia pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), trabalha há 12 anos no Fundecitrus, atuando com pesquisas na área de epidemiologia e desenvolveu trabalhos com leprose, morte súbita dos citros (MSC), pinta preta, cancro cítrico, clorose variegada dos citros (CVC) e HLB.
Bassanezi foi responsável pelo estudo que demonstrou que o manejo regional é essencial para o controle do HLB. Segundo a pesquisa o manejo realizado em conjunto por citricultores de uma região, sobretudo os pequenos produtores, faz com que o avanço da epidemia seja mais lento e permite que estratégias menos intensivas (como menor quantidade de pulverizações) possam ser implantadas com a mesma eficiência, reduzindo custos e aumentando a longevidade do pomar.
Além de Bassanezi, o pesquisador Joseph Bové, parceiro do Fundecitrus, também foi homenageado pelo USDA.
Fundecitrus é responsável por 10% das pesquisas apresentadas no Congresso
Dos 165 trabalhos e três palestras apresentadas no Congresso, o Fundecitrus foi integrante de 17 - mais de 10% do total - realizados por pesquisadores da entidade juntamente com alunos do seu mestrado profissional e instituições de pesquisa parceiras. Outros cinco trabalhos apresentados por pesquisadores de outras instituições foram diretamente financiados pelo Fundecitrus.
Um dos destaques foi o anúncio do fechamento do genoma da Candidatus Liberibacter americanus, uma das bactérias associadas ao HLB . Um projeto conjunto entre o Fundecitrus e a Universidade da Flórida, com participação do Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), da França; Instituto Biológico, Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O trabalho soma-se ao sequenciamento já realizado da Ca. L. asiaticus na busca por alvos para a obtenção de uma planta resistente ao HLB.
As pesquisas do Fundecitrus apresentadas no congresso abordaram também diferentes métodos para detecção da bactéria no psilídeo Diaphorina citri (vetor da bactéria do HLB); vários aspectos do manejo de HLB, como o efeito do óleo mineral na seleção do hospedeiro e controle do psilídeo Diaphorina citri, o aprimoramento do manejo da doença utilizando-se das épocas favoráveis para detecção das plantas doentes e do vetor, a influência da nutrição e não eliminação das plantas doentes na epidemia e danos da doença, o uso da termoterapia na cura de plantas infectadas, o comportamento da bactéria e da doença em diferentes porta-enxertos e o custo/benefício das práticas de manejo; diferenças entre as bactérias encontradas no Brasil, China e Estados Unidos; colonização e aquisição das bactérias em altas temperaturas; entre outros.
Os anais da Conferência com todos os resumos dos trabalhos apresentados pode ser acessado no site http://irchlb.org/files/74c98989-2bd2-4222-b.pdf.