Fundecitrus e citricultores parceiros realizam ação de conscientização em escola de Lucianópolis
Alunos aprenderam sobre a importância da citricultura e do greening e ganharam mudas de plantas frutíferas
Na última sexta-feira (25), uma equipe do Fundecitrus esteve na cidade de Lucianópolis (SP), na região de Duartina. Os profissionais visitaram a escola Professora Célia Primo Calil e levaram informações para conscientizar os alunos sobre a importância da citricultura e alertaram sobre o greening, doença que afeta 26,15% das laranjeiras da região, índice considerado alto e superior à média do cinturão citrícola (22,37%).
Além da palestra, cada aluno recebeu uma muda de planta frutífera doada pelos produtores da região, como amora, acerola, pitanga e goiaba. O objetivo da ação é mostrar aos alunos que, para evitar a proliferação do greening, é preciso substituir as plantas de citros e murtas nos arredores dos pomares comerciais por outras espécies frutíferas e ornamentais.
De acordo com o Líder de Campo do Fundecitrus Rafael Silvestre, com essas orientações, os adolescentes podem ajudar os pais na conscientização da substituição das plantas.
“O município abriga muitas fazendas produtoras de laranja e vários alunos têm pais ou parentes que trabalham nessa atividade. Muitos desses estudantes devem ingressar na área. Então, eles terão uma noção sobre a importância de substituir uma planta doente para a manutenção de uma citricultura saudável e competitiva”, comenta.
Cerca de 60 alunos participaram das palestras. A professora e coordenadora Andreia Domingues dos Santos explica que a visita foi fundamental para consolidar o projeto desenvolvido com os alunos para preservação e valorização do meio ambiente.
“Pensamos que, futuramente, essa palestra pode contribuir inclusive para a escolha de uma profissão. Além disso, a ação auxilia na educação, pois, durante todo o ano, os estudantes vão produzir um relatório sobre o desenvolvimento da planta que receberam. Tiramos o aluno do ambiente de sala de aula e oferecemos mais interatividade”, explica.
O aluno Kaike Carvalho, de 14 anos, conta que além de plantar no quintal de sua casa a muda que recebeu, também vai cuidar para que cresça dê bons frutos.
“O que mais gostei na palestra foi de conhecer sobre o grenning. Ganhei a muda de amora, uma fruta que gosto, vou plantar e cuidar conforme foi ensinado,” diz.