Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus discute estratégias de combate ao greening, em Lavínia (SP)

O Fundecitrus se reuniu, na última semana, com representantes da Prefeitura Municipal de Lavínia (SP) e do Grupo Branco Peres para discutir sobre as ações que serão realizadas na região para prevenir a disseminação do greening.

A ideia é realizar o controle externo em Tabajara, distrito do município de Lavínia, com o objetivo de substituir plantas de citros e murta por outras espécies frutíferas e ornamentais não hospedeiras do psilídeo, inseto vetor do greening. Essas plantas estão localizadas em áreas públicas, como praças, quintais e calçadas e não recebem o controle químico recomendado.

O engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Sérgio Nascimento conta que as práticas de controle interno não são suficientes para impedir a contaminação do psilídeo que é atraído por essas plantas, já que o inseto percorre longas distâncias e migra para pomares comerciais. Por isso, as ações nos arredores das propriedades de citros e na região são essenciais para combater a doença. “Essas plantas são fontes de criação e contaminação para o psilídeo. Mesmo com incidência baixa da doença, a conscientização da população e o apoio da prefeitura são fundamentais para que essas medidas preventivas sejam realizadas com sucesso”, explica.

A substituição dessas plantas também contribui com a revitalização e arborização da cidade. “Cada pessoa que aceita a troca de plantas em sua residência ou comércio compreende a importância da citricultura para a região”, afirma.

Tags: