Fundecitrus comemora 40 anos neste 16 de setembro de 2017
O Fundo de Defesa da Citricultura – Fundecitrus foi fundado por citricultores e indústrias de suco, em 16 de setembro de 1977, e conseguiu ao longo de sua história estabelecer uma relação de cooperação entre a iniciativa privada e pública tornando-se uma das instituições de pesquisa mais respeitadas do mundo.
Criada inicialmente para apoiar o controle ao cancro cítrico, a instituição evoluiu acompanhando às demandas e necessidades do setor citrícola. A atuação do Fundecitrus tem contribuído para manter a competitividade da citricultura brasileira e para sua manutenção no primeiro lugar mundial.
O conhecimento gerado nos laboratórios e campos experimentais são transferidos para os citricultores, que aplicam as informações e tecnologias para o controle de doenças e pragas em seus pomares.
A instituição chega aos seus 40 anos com atuação nas seguintes linhas: Pesquisa e Desenvolvimento, Transferência de Tecnologia, Formação de Profissionais e Pesquisa de Estimativa de Safra. Em sua sede, em Araraquara/SP, conta com uma equipe de 110 profissionais, tem 80 pesquisas em andamento, quatros laboratórios em uma área de 1,3 m², estudos em desenvolvimento sobre 10 doenças e pragas, instalados em 70 campos experimentais, distribuídos em 80 hectares.
Segundo o presidente do Fundecitrus Lourival Carmo Monaco o aniversário da instituição é uma oportunidade de refletir sobre os desafios vencidos e projetar o futuro. “O sucesso alcançado preparou a instituição para desenvolver uma visão de longo prazo para, pelo menos, os próximos 40 anos. Nossas ações se caracterizaram no aproveitamento dos conhecimentos disponíveis, ampliando o capital intelectual envolvido nas pesquisas. Nos próximos anos, o agronegócio de citros continuará enfrentando desafios. Nossa instituição precisará tomar decisões de como atender esse processo”, diz Monaco.