Estudos iniciais indicam baixa eficácia dos inseticidas aplicados via drench no controle do psilídeo
Pesquisas foram realizadas em uma propriedade do município de Casa Branca; mais estudos com psilídeos de outras localidades serão realizados para aprofundamento do tema
Estudos iniciais realizados pelo Fundecitrus mostram que as aplicações de neonicotinoides via drench não têm obtido bons resultados no controle do psilídeo. Até o momento, os testes foram realizados com psilídeos coletados em uma propriedade de Casa Branca, e devem ser repetidos em outros locais para uma conclusão mais aprofundada.
O pesquisador do Fundecitrus Marcelo Miranda explica que os neonicotinoides já não estavam apresentando bons resultados na aplicação foliar em algumas regiões, e que via drench o índice de mortalidade do psilídeo também não foi satisfatório na propriedade avaliada. Miranda ressalta que a pesquisa foi realizada com duas populações do psilídeo. “É uma comparação entre a população suscetível e uma população do campo, a primeira teve uma alta mortalidade, mas a do campo apresentou uma mortalidade menor que a esperada”, exclama o pesquisador.
O pesquisador também reforça que o estudo está em fase inicial, e que em breve outros resultados serão analisados. “Estamos estudando também outras áreas, mas nessa área específica já fizemos dois testes e a aplicação via drench não controlou os psilídeos”, comenta Marcelo.