Meu fundecitrus

Comunicação

Estudo sobre fauna e estoque de carbono na citricultura é destaque do Globo Rural

Um importante estudo realizado pela Embrapa Territorial, com o apoio do Fundecitrus e financiado pela Innocent Drinks, foi destaque no site do Globo Rural nesta terça-feira (7)  O trabalho registrou a presença de 314 espécies de animais silvestres vertebrados em cinco fazendas de citros. Dentre os avistamentos, 268 são aves e o restante mamíferos, como iraras e onças-pardas.

 

Além de abrigar a fauna silvestre, o cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, que tem 560 mil hectares, guarda cerca de 36 milhões de toneladas de carbono “aprisionadas” nas laranjeiras, no solo e nas áreas de vegetação nativa. Esses dados também são resultados do trabalho de pesquisa feito pela Embrapa Territorial e o Fundecitrus. Para o gerente-geral do Fundecitrus, Juliano Ayres, os resultados confirmam as boas práticas agrícolas presentes na citricultura. “Hoje, os estímulos a essas boas práticas, o manejo sustentável e a manutenção da cadeia produtiva de citros, com a preservação dos recursos naturais, são práticas essenciais e indispensáveis, não apenas para a fauna, mas ao ecossistema como um todo, favorecendo esta e as próximas gerações. O estudo desmitifica a relação da citricultura e o desmatamento e mostra como fauna e flora caminham juntas”, diz.

 

Os resultados da pesquisa serão destalhados na próxima sexta-feira (10), durante a divulgação da estimativa da próxima safra de laranja (PES 2024/25). O evento, que chega aos dez anos, acontece no auditório do Fundecitrus, a partir das 10 horas, com transmissão ao vivo pelo canal no Youtube. 

Tags: