Meu fundecitrus

Comunicação

Estudantes de Uberlândia (MG) participam de palestra de conscientização sobre greening

A equipe do Fundecitrus esteve presente, nessa sexta-feira (24), na Fazenda São Vicente, localizada no distrito de Miraporanga, em Uberlândia (MG), para realizar uma palestra de conscientização sobre a importância da citricultura e os cuidados para evitar o avanço do greening.

Participaram da palestra 18 alunos da Escola Municipal Carlos Tucci e 13 alunos da Escola Municipal Domingas Camin, de 10 a 13 anos. Além da palestra, os alunos fizeram um passeio na fazenda e conheceram de perto os pomares de laranjas.

A engenheira-agrônoma do Fundecitrus Verônica Kastalski reforça que é baixa a incidência de greening na região, e as informações podem ajudar a conter a disseminação da doença. “A citricultura tem grande importância nessa região de Uberlândia, pois emprega muitos moradores. Por isso, apresentei aos alunos como eles podem ajudar a propagar informações corretas sobre o assunto para evitar a disseminação da doença”, conta a agrônoma.

Também estiveram presentes os representantes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Rodrigo da Silva Carvalho, responsável pelo Projeto Sanitaristas Mirins (PSM) e a fiscal agropecuária da regional Gracielle Lidiana de Oliveira Tavares.

O Fundecitrus realiza uma ação externa de combate ao greening nos quintais, sítios e chácaras nas proximidades da Fazenda São Vicente, grande produtora de laranja, com o objetivo de substituir as plantas de citros e murtas, conhecidas como dama-da-noite, por outras espécies frutíferas e ornamentais não hospedeiras do psilídeo, inseto transmissor do greening. Essa ação é uma parceria do Fundecitrus com a Citrosuco. 

Tags: