Meu fundecitrus

Comunicação

Estudantes de Ibiá (MG) participam de palestra de conscientização sobre a citricultura e o greening

O Fundecitrus realizou, na última sexta-feira (12), uma palestra na Escola Municipal Santa Terezinha, no distrito Capela Alto da Serra, em Ibiá (MG), sobre os desafios da citricultura na região e a necessidade de conscientização para evitar o greening. 

Cerca de 17 crianças do ensino fundamental e pré-escolar participaram de uma ação educativa e coloriram desenhos simbolizando laranjeiras saudáveis e doentes e o psilídeo. A atividade contou com o apoio da diretora, Andrezza Veloso Fernandes, e das professoras Célia Rocha, Graciela Velasco e Valéria Reis. 

De acordo com a engenheira-agrônoma do Fundecitrus Verônica Kastalski, levar informações sobre a importância da laranja é contribuir com o aprendizado dessas crianças e de seus familiares.  “Como a citricultura está crescendo nessa região, a ideia é mostrar para os alunos a importância de eliminar plantas hospedeiras do greening. Todo esse conhecimento é compartilhado com os familiares e, assim, todos ajudam no combate à doença”, diz.

A palestra faz parte da ação de controle externo do greening promovida pelo Fundecitrus. O trabalho visa conscientizar toda população dessa região sobre o impacto da doença, além da substituição de plantas de citros e de murta (dama-da-noite) em áreas urbanas próximas de pomares comerciais por outras plantas frutíferas não hospedeiras do psilídeo.