Entenda por que é melhor consumir suco de laranja do que refrigerante
A comparação entre os nutrientes presentes em um copo de suco de laranja e um de refrigerante gera dúvidas e mitos. Um deles é o de que é melhor consumir o refrigerante por ser menos calórico porque um copo de 200 ml de suco de laranja sem açúcar tem cerca de 90 calorias e o de refrigerante tem 85.
“O refrigerante realmente tem menos calorias do que o suco de laranja, porém, precisamos analisar os benefícios de cada produto para poder realizar a melhor escolha”, afirma a nutricionista Paula Torcato.
A nutricionista explica que existem calorias “cheias” e “vazias”. A cheia é quando o alimento apresenta, além das calorias, nutrientes benéficos à saúde, como no caso da laranja, que é fonte de vitamina C, ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Já a caloria vazia não agrega componentes nutricionais”.
“Um copo de 200 ml de suco de laranja contém 1,4 grama de proteínas; 0,4 grama de lipídeos; 0,4 grama de fibra; 100 miligramas de vitamina C; 200 miligramas de Vitamina K; 11 miligramas de Cálcio e 11 miligramas de magnésio. Já no copo de refrigerante nenhum desses itens benéficos ao organismo estão presentes”, afirma Paula.
Ela lembra também que a quantidade de sódio no copo de refrigerante é de 10 miligramas, enquanto no suco é de apenas 1 miligrama. “O refrigerante se resume em uma bebida cheia de açúcar com uma pitada farta de sódio, com corantes artificiais e conservantes. A bebida passa bem longe do que consideramos comida de verdade e perde em qualidade nutricional quando o comparamos com um bom copo de suco de laranja”, diz Paula.
(Com colaboração da nutricionista Paula C. Torcato - CRN3 35839)