Meu fundecitrus

Comunicação

Encontros em Araxá (MG) reforçam a importância da citricultura e do manejo do greening

Nesta semana, a equipe de Transferência e Tecnologia do Fundecitrus realizou palestras sobre a expansão da citricultura e conscientização do greening em Araxá (MG).

Na segunda-feira (12), o encontro reuniu autoridades da região, no auditório do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário Do Planalto De Araxá (CIMPLA), que discutiu a implantação da citricultura e a chegada dos novos pomares na macrorregião de Araxá e nos municípios. "É um grande desafio para os citricultores da região, pois apesar das baixas incidências de greening, alguns quintais com plantas de citros já apresentaram sintomas da doença. Precisamos conscientizar os moradores sobre a gravidade que a doença oferece para os novos pomares que estão sendo implantados", explica a engenheira-agrônoma do Fundecitrus Verônica Kastalski.

Participaram do encontro o presidente do CIMPLA, José Humberto Ribeiro, o fiscal agropecuário do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Rodrigo Rocha Oliveira, o secretário de Agricultura e Pecuária, Osmar Gonçalves dos Santos, o representante do Serviço de Trânsito e Transporte (Settrans), Lucas Ferreira e representantes de outras secretarias e instituições.

Na terça-feira (13), a palestra foi ministrada pelos engenheiros-agrônomos do Fundecitrus Jaqueline Della Vechia, Murilo Piccin e Verônica Kastalski, que levaram informações sobre a conscientização e manejo externo do greening para os alunos do Centro Universitário Araxá - UNIARAXÁ.

Participaram cerca de 100 alunos do curso de Agronomia, cursando as disciplinas de Entomologia Agrícola, Proteção de Plantas, Fitopatologia Agrícola e Fruticultura. A palestra foi organizada pelos professores Taylor Lima de Souza, Diogo Gonçalves e Felipe Lemos.

Com o desenvolvimento da citricultura na região, é fundamental que os alunos de Agronomia conheçam mais sobre o poder destrutivo que o greening pode causar para os pomares. “Apresentamos aos futuros profissionais os desafios que a citricultura enfrenta com a doença e as principais medidas de manejo. A união de todos vai ajudar a manter a incidência de greening em níveis baixos”, explica Piccin.

Com a implantação da citricultura em Araxá, o Fundecitrus tem se reunido constantemente com órgãos do setor público para levar informações sobre o greening para toda a comunidade.

Tags: