Encontro com produtores do município de Pirajuí (SP) alerta sobre o manejo do greening
O Fundecitrus se reuniu, na manhã desta quinta-feira (13), com os produtores de citros do município de Pirajuí (SP). O encontro teve o objetivo de orientar os citricultores sobre o uso das ferramentas Avalia Psilídeo e Alerta Fitossanitário e sobre o manejo adequado para conter o avanço do greening.
O encontro foi conduzido pelo engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Sérgio Nascimento, que reforçou a importância das ações conjuntas entre os produtores para reduzir o impacto do pico populacional do psilídeo. “Pirajuí faz parte da macrorregião de Duartina, região que registrou 55% de incidência de greening no último levantamento da doença, realizado em 2023. Existem muitos pomares em formação nessa região, e isso exige a união dos produtores, com as pulverizações devendo ser realizadas em conjunto e o monitoramento sendo uma das principais estratégias para evitar que o índice de captura de psilídeos aumente. O momento continua exigindo esforço”, afirma o engenheiro-agrônomo.
Participaram do encontro 15 pessoas do município de Pirajuí. O Fundecitrus tem realizado esses encontros para levar informações atualizadas para os citricultores do cinturão citrícola.