Meu fundecitrus

Comunicação

Encontro com produtores de Bebedouro (SP) alerta sobre o manejo do psilídeo

Na última quinta-feira (15), o Fundecitrus se reuniu com produtores de citros de Bebedouro (SP) para intensificar as recomendações sobre o aumento de psilídeos na região e as estratégias de manejo adequadas.

O encontro aconteceu na Fundação Coopercitrus Credicitrus, e reuniu cerca de 25 profissionais do setor.

A palestra foi ministrada pelo engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Olavo Bianchi, que reforçou a importância do manejo adequado nessa época do ano. “Devido às condições propícias para reprodução e dispersão do psilídeo, o segundo semestre é um período de picos populacionais do inseto. Por isso, a recomendação é que os produtores fiquem atentos às brotações, realizem o monitoramento adequado e façam as ações conjuntas com citricultores da mesma região”, explica Bianchi.

A população de psilídeos tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Algumas ações são fundamentas para conter o avanço do greening e o pico populacional do inseto vetor, como evitar aplicações seguidas de inseticidas com o mesmo modo de ação para não selecionar populações resistentes de psilídeos, eliminar plantas hospedeiras do inseto e reforçar as ações internas de manejo.

Tags: