Encontro com citricultores de Sud Mennucci (SP) discute estratégias de combate ao greening
O Fundecitrus se reuniu, na última quinta-feira (21), com citricultores da região de Sud Mennucci (SP) para discutir estratégias de combate ao greening.
Durante o encontro, o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Éder Cardoso reforçou que o manejo conjunto é uma das ações mais eficientes para o controle do greening. “O manejo regionalizado, no qual citricultores vizinhos compartilham as mesmas estratégias corretas e agem em conjunto, é fundamental para reduzir a incidência da doença e impedir que o psilídeo migre de uma propriedade para outra durante a pulverização”, afirma.
O agrônomo também explicou que a adoção de medidas efetivas é essencial para conter o aumento da população de psilídeo. “Realizar o monitoramento diário nos pomares, fazer a rotação de inseticidas com diferentes modos de ação, utilizar mudas sadias e eliminar plantas doentes em pomares comerciais, principalmente sem produção, são algumas das práticas eficazes que o citricultor deve adotar em seus pomares para conter o aumento de psilídeos e, consequentemente, da incidência de greening”, ressalta.
Como a região tem baixa incidência da doença, os citricultores definiram ações conjuntas que ajudam a evitar o aumento da doença. Participaram do encontro quatro produtores de citros que representam grandes fazendas região.