Meu fundecitrus

Comunicação

Encontro com citricultores de Mogi Mirim (SP) alerta sobre o manejo do greening

Nesta quarta-feira (16), o Fundecitrus participou do 4º Encontro de Citricultores de Mogi Mirim (SP) e região, que teve como objetivo alertar os participantes sobre o combate ao greening e incidência da doença.

O evento foi realizado no Centro Comunitário Rural e reuniu cerca de 100 citricultores da região e técnicos do setor.

A região conta com muitos produtores de citros. Por isso, o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Arthur Tomaseto reforçou a importância do manejo conjunto e regional entre os vizinhos para mitigar o aumento da doença. “O encontro foi importante para reunir os citricultores da região e para levar informações sobre os quatro pilares fundamentais de controle do psilídeo. O citricultor precisa redobrar a atenção nos pomares e, principalmente, fazer a rotação de inseticida com diferentes modos de ação”, explica.

Tomaseto apresentou, também, alguns casos de sucesso que citricultores do cinturão citrícola tiveram com a adoção do manejo correto, em parceria com os vizinhos e com produtos adequados. “Algumas estratégias são fundamentais e ajudam a conter o aumento da doença nos pomares, como a eliminação de plantas doentes e o uso de produtos recomendados. Além disso, quando os vizinhos adotam padrões rigorosos de manejo, é possível aumentar a eficiência de controle da doença e ter bons resultados”, afirma.

O encontro foi realizado pelo Sindicato Rural de Mogi Mirim e teve o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Associação Brasileira de Citros de Mesa (ABCM), Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (CDA), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e do Fundo de Defesa da Citricultura - Fundecitrus.

Tags: