Meu fundecitrus

Comunicação

Encontro com citricultores de Mogi Mirim orienta sobre o manejo do greening

O Fundecitrus participou de um encontro com os produtores de citros da região de Mogi Mirim na última quinta-feira (7). Cerca de 100 citricultores das cidades vizinhas participaram do encontro.

A incidência de greening é alta na região de Limeira, cerca de 73,87% das laranjeiras estão doentes. Por isso, o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Arthur Tomaseto levou informações sobre os quatro pilares fundamentais de controle do psilídeo e reforçou que a união dos citricultores é fundamental. “O encontro foi importante para levar informações atualizadas e alertá-los sobre as estratégias de controle, como usar inseticidas e doses eficazes, rotacionar com diferentes modos de ação, avaliar a qualidade de aplicação e fazer o intervalo correto. Os produtores de citros precisam adotar essas medidas, pois só assim conseguiremos diminuir o avanço da doença na região”, explica.

Tomaseto apresentou aos citricultores, também, os benefícios da nova ferramenta Avalia Psilídeo, que auxilia o citricultor na escolha dos inseticidas para o controle do psilídeo. “Com a ajuda da ferramenta, os produtores vão saber os produtos que apresentam maior eficácia no controle do inseto no pomar e quais devem ser evitados”, afirma o agrônomo.

O encontro foi realizado pelo Sindicato Rural de Mogi Mirim e teve o apoio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Associação Brasileira de Citros de Mesa (ABCM), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Tags: