Encontro com citricultores de Bebedouro (SP) discute estratégias de combate ao greening e uso de reguladores vegetais

Nesta quinta-feira (20), o Fundecitrus se reuniu com grupo de citricultores e técnicos do setor da região de Bebedouro (SP) para discutir estratégias de combate ao greening. O encontro aconteceu no Sindicato Rural de Bebedouro e contou com a presença de mais de 30 participantes.
De acordo com o último levantamento da incidência de greening, produzido pelo Fundecitrus, a região de Bebedouro tem 39,17% de incidência da doença. Por isso, a situação continua exigindo dos citricultores a adoção de medidas eficazes para a mitigação do greening nos pomares.
Durante o encontro, o engenheiro-agrônomo Olavo Bianchi levou informações sobre o manejo da doença, destacando a importância da rotação de inseticidas para o controle eficaz do psilídeo, inseto vetor do greening. “Apresentamos assuntos de extrema relevância para os produtores de citros daquela região. Além disso, reforçamos que é fundamental que os citricultores adotem as melhores práticas de manejo, como o monitoramento adequado do psilídeo, a rotação de inseticidas com diferentes modos de ação e a erradicação de plantas doentes”, explica.
Também esteve presente o pós-doutorando no Fundecitrus Eduardo Gorayeb, que falou sobre os estudos em desenvolvimento para o uso de reguladores vegetais na mitigação dos sintomas de greening e na redução dos impactos sobre a produção nos pomares, causando a diminuição na queda dos frutos. “Durante a palestra, apresentei aos participantes os resultados recentes de três experimentos com os reguladores em plantas afetadas pela doença. Além disso, mostrei a importância do Avalia Greening, uma ferramenta que auxilia o citricultor na batalha contra a doença”, afirma.