Encontro aborda atenção ao greening e cancro cítrico, em Vitória (ES)
O Fundecitrus participou, nesta terça-feira (27), em Vitória (ES), de encontro com fiscais agropecuários, citricultores e estudantes para discussão sobre o greening e cancro cítrico nos pomares do estado. O evento foi realizado pelo Sindicato dos Fiscais Estaduais Agropecuário do Espírito Santo (Sinfragres), na sede do Sebrae, e contou com a participação de 50 pessoas. Outras 350 pessoas puderam acompanhar o evento de forma online.
No Espírito Santo, ainda não há confirmação da ocorrência de greening e de cancro cítrico, porém alguns municípios mineiros próximos à divisa do estado já apresentam registros das doenças. “Isso é um sinal de alerta muito importante para que se redobre a atenção no monitoramento de psilídeos capturados nas armadilhas, especialmente em propriedades próximas à divisa de estado. O encontro foi importante para mostrarmos o funcionamento e a relevância das ferramentas utilizadas pelo Fundecitrus no manejo do inseto e reforçar, ainda, as principais orientações para a segurança fitossanitária de pomares capixabas”, explica o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Sérgio Nascimento.
A citricultura vem aumentando em ES, com predominância de pequenos produtores locais e de outros que estão migrando de estados vizinhos. O Alerta Psilídeo é uma das principais ferramentas gratuitas disponibilizadas pelo Fundecitrus para auxiliar o citricultor no controle da população do inseto. Durante o encontro, Nascimento também apresentou os resultados de estudos do Fundecitrus que comprovam a ocorrência de resistência do psilídeo a algumas moléculas de inseticidas. “É uma informação muito importante para que os produtores conheçam mais sobre os desafios impostos pelo greening em São Paulo e Minas Gerais, e atuem para evitar esse tipo de caso aqui no Espírito Santo”, finaliza.