Meu fundecitrus

Comunicação

Em reunião, produtores em Avaré elogiam manejo regional e demandam alternativas de controle químico

Nesta última terça-feira, 28 de maio, o Fundecitrus reuniu, em Avaré, proprietários e gerentes das principais fazendas da região para uma reunião técnica na qual foi discutido o manejo regional de HLB.

O pesquisador Marcelo Pedreira de Miranda falou sobre monitoramento regional do psilídeo Diaphorina citri e falou sobre o novo sistema de alerta fitossanitário que em breve estará em operação.

O engenheiro agrônomo e mestrando Rodrigo Ferreira apresentou os primeiros resultados da sua tese que estuda a influência de áreas sem controle de HLB sobre as áreas que fazem o controle. Os dados mostram a importância do efeito de borda e do tipo de manejo praticado pelas propriedades vizinhas em um pomar com manejo de greening.

Diante das informações apresentadas, houve maciço apoio à iniciativa do Fundecitrus de criar um sistema informatizado de monitoramento e alerta dos citricultores sobre a população do psilídeo. Os presentes também ressaltaram a necessidade de o Fundecitrus incentivar os produtores a realizar o manejo regional.

Os participantes também destacaram a importância de dar mais dinamismo ao grupo de manejo regional e implementar mais ações em conjunto e solicitou o apoio do Fundecitrus para incentivar outros produtores a aderirem ao grupo.

Os citricultores abordaram a dificuldade no manejo do pomar devido à escassez de produtos químicos autorizados, um dos obstáculos ao controle das doenças e pragas. Solicitaram a intervenção técnica e política do Fundecitrus para buscar alternativas para esta preocupante situação, como o desenvolvimento de novas moléculas e a liberação no Brasil de produtos já autorizados em outros países do mundo.

Representantes da Bayer, que estavam presentes no evento, relataram e elogiaram a participação do Fundecitrus no processo de defesa técnica da pulverização área, junto ao Ibama e MAPA, afirmando que foi a melhor defesa apresentada entre todas as culturas.

Ao final da reunião, o CEO da FNP, Maurício Mendes, falou sobre as perspectivas da citricultura da região Sudoeste.

 

Tags: