Dia de Campo orienta citricultores de Parisi sobre MSC
Participantes viram no campo os sintomas da doença e aprenderam a realizar uma subenxertia
Cerca de 50 produtores participaram do Dia de Campo sobre morte súbita dos citros (MSC), realizado pelo Fundecitrus, em Parisi, no norte do Estado de São Paulo, na sexta-feira (31/08).
A MSC é uma doença que está relacionada a portas-enxertos intolerantes. Está presente no Sul do Triângulo Mineiro e nas regiões Norte e Nordeste do Estado de São Paulo, sendo responsável pela morte de mais de 4 milhões de plantas.
O treinamento foi dividido em duas partes. A primeira, teórica, foi direcionada a passar as informações sobre o histórico da doença, sua presença geográfica e as pesquisas que estão sendo desenvolvidas para o conhecimento de sua atuação e para contê-la.
Na segunda parte do Dia de Campo, os participantes puderem ver no campo os sintomas da doença e como proceder para realizar a subenxertia, uma medida paliativa que pode ser aplicada para salvar as plantas em pomares novos de regiões com baixo déficit hídrico ou irrigadas. Também puderam conhecer as características de diversos porta-enxertos que podem ser utilizados para evitar a MSC.