Dia de Campo leva conhecimento a produtores de Casa Branca
Evento do Fundecitrus mostra como regular equipamentos de pulverização
Uma oportunidade para aprimorar o conhecimento de práticas que contribuem para um melhor manejo no pomar. Assim são os Dias de Campo, promovidos, anualmente, pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus). O evento mais recente foi realizado em Casa Branca, no dia 13 de agosto, na fazenda Vera Cruz.
Com o tema “Tecnologia de Aplicação”, a equipe do Fundecitrus mostrou, aos produtores da região, como o controle químico de doenças e pragas pode ser feito com economia e eficiência se os equipamentos estiverem devidamente regulados.
O dia começou com a palestra “Manejo regional de doenças e pragas. A união vence o greening”. Em seguida, os citricultores participaram de uma dinâmica de campo para aprender a otimizar o uso dos equipamentos com as seguintes etapas: estações de agitação de calda, distribuição de calda, economia na aplicação, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e descarte de embalagens.
Ricardo Candido, do sítio São Luiz, de Casa Branca, aprovou a iniciativa. “É muito importante saber dosar e preparar os equipamentos para pulverização”. Candido, que está há mais de dez anos na citricultura, destaca também a importância da palestra, que prova como a união é fundamental para o combate ao greening. “Isso tem que estar na mente de todos nós o tempo todo”, diz.
Também do sítio São Luiz, José Antônio Rodrigues do Prado acredita que o evento é válido e pertinente, pois existem muitas dúvidas sobre as pulverizações. “Vou começar a colocar em prática as orientações sobre a regulagem de máquinas”, afirma.
O Dia de Campo em Casa Branca foi o terceiro de dez. Até o final de novembro, o Fundecitrus percorrerá propriedades em todo parque citrícola do Estado de São Paulo. O próximo evento será em Potirendaba, no dia 27 de agosto (sexta-feira).