Dia de Campo em Tabatinga reúne 120 citricultores
O primeiro Dia de Campo promovido pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) em Tabatinga, na última sexta-feira, dia 23 de julho, reuniu 120 citricultores para debater como o uso de equipamentos de pulverização pode otimizar a produção de citros e reduzir custos.
O evento teve como tema a “Tecnologia de Aplicação” e foi o primeiro de dez que irão mostrar aos produtores, em propriedades de todo o parque citrícola paulista, como o controle químico de doenças e pragas pode ser feito com economia.
Os Dias de Campo têm atividades teóricas e práticas. Logo pela manhã, os citricultores assistiram à palestra “Manejo regional das doenças: a união vence o greening”, em seguida, participaram de dinâmica de campo e tiveram a oportunidade de aprender como usar corretamente os equipamentos, com as estações de agitação de calda, distribuição de calda, economia na aplicação, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e descarte de embalagens.
Quem participou aprova a iniciativa. O citricultor José Aparecido Paneli, de Tabatinga, acredita que a palestra mostrou como é fundamental para manter os produtores unidos. “Vimos a importância de se trabalhar em conjunto. Pretendo colocar todos os assuntos abordados em prática, porque foram muito úteis para nossa atividade”, diz.
No ramo há aproximadamente oito anos, o citricultor Roberto Antônio Landim, de Itápolis, acredita que os Dias de Campo são fundamentais para manter a citricultura viável do ponto de vista econômico e gerar lucros. “As margens de ganho não são muito grandes. Então, economizar e usar os equipamentos corretamente são atitudes muito importantes”, afirma.
Para se ter uma ideia do impacto do uso correto dos equipamentos, estima-se que mais de 40% dos custos com a produção de citros estejam relacionados às práticas de pulverização para o controle de doenças e pragas.
O próximo Dia de Campo será realizado em Palmeira D’ Oeste, na sexta-feira, dia 30 de julho, no Sítio Santo Antônio - Córrego da Laranjeira, a partir das 8h30. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. As inscrições são feitas no local.
Serviço
Dia de Campo em Palmeira D’Oeste
Data: 30/07, sexta-feira
Horário: das 8h30 às 12h
Local: Sítio Santo Antônio – Córrego da Laranjeira (Palmeira D’Oeste -SP)