Cuidados com o greening precisam ser redobrados na presença de brotações
A poda nos pomares é uma ação importante quando se fala em produtividade. No entanto, é preciso redobrar as atenções contra o greening quando ela acontece, já que após o corte acontecem as brotações.
O pesquisador do Fundecitrus Renato Bassanezi explica que o psilídeo prefere as brotações para colocar seus ovos, se desenvolver e alimentar, e que por esse motivo é importante redobrar as atenções contra o greening quando elas ocorrerem. “Já sabemos que as brotações atraem psílideos, por isso, é fundamental que o setor se una no controle do inseto, utilizando produtos eficazes, rotacionando os modos de ação, no intervalo correto, e com qualidade adequada de pulverização, para que consigamos abaixar a população de psilídeo”, comenta Renato.
O pesquisador também explica que se as medidas positivas forem adotadas, principalmente nos períodos de brotação, os resultados vão aparecer. “O controle do psilídeo que fazemos hoje vai refletir daqui a alguns meses. Se hoje fizermos a lição de casa, veremos uma queda no greening, mas se não cuidarmos, teremos uma piora nos números da doença”, enfatiza o pesquisador.