Meu fundecitrus

Comunicação

Colhe+ busca melhorar a colheita de citros no Brasil

O 35º episódio do Fundecitrus Podcast tratou sobre o Colhe+, um projeto que busca promover o desenvolvimento da colheita de citros. Para falar sobre o tema, o jornalista Rodrigo Brandão recebeu o coordenador do projeto, Efraim Albrecht Neto, e a engenheira agrícola e ambiental e especialista em processos da Move Agro, Marcella Freitas.

Durante a conversa, Efraim explicou que o projeto tem como objetivo desenvolver a colheita de citros e que, para isso, é preciso melhorar o processo de colheita manual e buscar soluções mecanizadas e semimecanizadas para a citricultura. “Nós identificamos que temos várias oportunidades para melhorar. Hoje, aqui no Brasil, a colheita é realizada 100% de maneira manual. Pensando nisso, nós identificamos algumas oportunidades para melhorar essa colheita, com o objetivo principal de refinar o trabalho dos colhedores no campo, além de alguns detalhes relacionados à logística do fruto e dos materiais necessários para a colheita”, comentou Efraim.

Marcella explicou que para desenvolver o projeto, o grupo envolvido tem buscado olhar para outras culturas, como a colheita de maçãs. “Vemos alguns desenvolvimentos, não é uma colheita 100% mecanizada, mas já evoluiu para uma colheita semimecanizada, a gente está trazendo umas particularidades dessa colheita, inclusive fazendo algumas visitas em fornecedores de máquinas e equipamentos, com o objetivo de entender se há similaridades que podem ser aplicados para a laranja”, explicou.

Marcella também afirmou que o projeto está de portas abertas para outras tecnologias, tendo sempre o objetivo de melhorar o processo de colheita de citros. “Não estamos nos fechando para ter algo específico para a laranja nesse primeiro momento, talvez a gente consiga adaptar uma tecnologia de outra cultura e colocá-la na laranja”, afirma.

Você pode acompanhar mais detalhes sobre essa conversa assistindo e ouvindo o Fundecitrus Podcast, que está disponível no nosso canal do YouTube e também nas principais plataformas de áudio.

Tags: