Meu fundecitrus

Comunicação

Citricultura Sustentável: iniciativa preza pela preservação ambiental e produção responsável de alimentos

Lançado em 2021, o Citricultura Sustentável completa dois anos e segue em busca de desenvolvimento sustentável para a citricultura brasileira. Essa é uma iniciativa voluntária dos citricultores e indústrias de suco de laranja de São Paulo e Minas Gerais que, comprometidos com a preservação dos recursos naturais, criaram um conjunto de ações e parcerias que buscam incentivar a produção responsável de alimentos e a proteção ambiental, como a redução do uso de água e uso racional de insumos, além de difundir as boas práticas agrícolas já adotadas pelos produtores.

O Fundecitrus, além de apoiar o Citricultura Sustentável, atua também na transferência de conhecimento e capacitação de citricultores e profissionais do setor para a adoção das melhores práticas agrícolas. Com isso, a citricultura continua participando do desenvolvimento econômico, social e ambiental das mais de 350 cidades do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo e Sudoeste Mineiro.

Para preservar e incrementar a riqueza econômica, social e ambiental gerada e compartilhada pela atividade, o desenvolvimento sustentável da citricultura baseia-se em diretrizes que promovem: a preservação da biodiversidade nos pomares, as boas práticas para melhoria da produtividade, qualidade e longevidade dos pomares, a difusão de boas práticas agrícolas, entre outras.

O Citricultura Sustentável é gerenciado pelo Comitê de Sustentabilidade do Fundecitrus, que se reúne periodicamente para elabo­rar o planejamento e o cronogra­ma de realização das ações. A iniciativa já consolidou parcerias com diversas instituições que compartilham dos mesmos valores defendidos pela iniciativa, como: Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A), Programa Aplique Bem, Colmeia Viva, Fundação Espaço Eco, GeoApis, Instituto Agronômico (IAC), Instituto Brasileiro de Regulação e Sustentabilidade Agro e Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).