Citricultores se reúnem em Olímpia (SP) para atualização sobre o manejo do greening
O Fundecitrus realizou, nesta quarta-feira (10), reunião com citricultores e profissionais do setor para a atualização sobre o manejo do greening e alerta sobre a alta incidência de psilídeos nos pomares. O encontro foi realizado em Olímpia (SP), e contou com a presença de 30 pessoas. É justamente nesta época do ano, entre o final do inverno e início da primavera, que ocorrem os altos registros de captura de psilídeos em armadilhas instaladas nos pomares.
O início do período de brotação das laranjeiras na região também contribui para o aumento da população do inseto. “Trata-se de um momento decisivo para que o controle do psilídeo seja realizado de forma correta, sob o risco de comprometer o controle fitossanitário dos pomares. O monitoramento constante e a adoção de práticas eficazes para o controle do psilídeo contribuem para a redução da incidência do greening. E quando essas práticas ocorrem conjuntamente, entre os citricultores vizinhos, os resultados são melhores ainda”, explica o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Olavo Bianchi.
Durante o encontro, Bianchi também reforçou as medidas preconizadas pelo Fundecitrus para o manejo do inseto, como a utilização de inseticidas eficazes e com diferentes modos de ação, frequência e cobertura adequadas de pulverização, doses corretas e eliminação de plantas doentes (obrigatório até o oitavo ano após o plantio).