Citricultores de Mogi Mirim realizam ação conjunta de controle contra o greening
Apoiada pelo Fundecitrus, pulverização tem o objetivo de diminuir a população do inseto transmissor da doença
Mais de 100 citricultores de Mogi Mirim (SP) irão realizar, entre os dias 20 e 26 de maio, uma grande ação de controle do greening, considerada uma das principais doenças de citros no Estado de São Paulo. Os produtores irão realizar uma pulverização conjunta para diminuir drasticamente a população do inseto trasmissor, o psilídeo Diaphorina citri.
A iniciativa é apoiada pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), que realiza reuniões periódicas de orientação sobre as medidas preventivas e de controle da doença e auxilia na definição das datas das ações.
Na região de Mogi Mirim, os produtores estabeleceram o dia 20 como data referência para marcar a semana de pulverização. Desta forma, além de realizarem as pulverizações rotineiras, de acordo com a realidade de cada propriedade, todos os meses haverá uma pulverização conjunta. Segundo o engenheiro agrônomo responsável pela região, Eder José Cardoso, a iniciativa de estabelecer uma data conjunta de pulverização partiu dos produtores, que estão preocupados com o avanço do greening. “A doença está crescendo, chegando perto de 1% dos talhões dos pomares, e os citricultores querem frear esse crescimento”, diz.
Por intermédio do Fundecitrus, citricultores vizinhos se reúnem e se mobilizam em grupos de manejo regional, que adotam medidas de controle em larga escala. O método é eficaz e cientificamente comprovado e, quando realizado corretamente, consegue frear o avanço do greening.
Os produtores também produziram um material explicativo sobre a pulverização conjunta, que será distribuído com a participação do Fundecitrus.
“Estamos à disposição para dar orientações e apoiar todos os citricultores que estiverem com dúvidas sobre como funcionará a ação”, afirma Cardoso.
Os interessados em participar de grupos e das atividades de manejo regional do greening podem entrar em contato com o Fundecitrus pelo telefone 0800 11 2155.