Citricultores de Cassilândia (MS) participam de palestras sobre os desafios do greening e controle do psilídeo

O Fundecitrus participou, na quarta-feira (9), de evento sobre os desafios e oportunidades na citricultura, em Cassilândia (MS).
O encontro foi realizado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e pela prefeitura da cidade e reuniu mais de 100 pessoas na Câmara Municipal de Cassilândia.
O pesquisador do Fundecitrus Wellington Ivo Eduardo abordou, em sua palestra, o manejo do psilídeo. “Destaquei a importância do manejo externo e do monitoramento do psilídeo, da rotação adequada de inseticidas, além das principais ferramentas que o Fundecitrus disponibiliza para auxiliar o citricultor no combate ao greening”, afirma.
Já o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Éder José Cardoso apresentou palestra sobre os desafios do greening e oportunidades do cultivo de citros, já que a citricultura está em expansão no Mato Grosso do Sul. “Apresentei aos participantes a gravidade da doença e a importância de identificar os primeiros sintomas e eliminar as plantas doentes. Os citricultores precisam escolher uma boa área para o novo plantio de citros e fazer um trabalho externo em propriedades não comerciais e quintais para identificar plantas sem manejo, estratégias fundamentais para manter a doença longe dos novos pomares”, explica.
Participaram das palestras produtores, alunos e autoridades da cidade.