Citricultores da Região de Jales (SP) aprendem mais sobre greening durante visita ao Fundecitrus
O Fundecitrus recebeu a visita de 36 citricultores e profissionais do setor da região de Jales (SP). O encontro permitiu que esses profissionais conhecessem melhor a estrutura e o trabalho realizado pela instituição, além de entenderem mais sobre o greening.
O engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Éder Cardoso, que atende os produtores da região de Jales, comenta que foi um momento de grande importância para os presentes, pois puderam se aprofundar nas atividades da instituição. “Pudemos mostrar as etapas e os processos das amostras que eles enviam, como é feita a pesquisa e a seriedade com que se trabalha aqui. Tivemos um retorno bastante positivo da parte deles”, afirma Éder.
O profissional também explica que, durante a tarde, os visitantes foram levados a uma plantação com greening. “Mostramos a eles o manejo do greening, comparamos as plantas sadias com as doentes e discutimos as falhas que podem ocorrer no pomar. Foi igualmente um momento muito importante”, relata Éder.
Adinoeli Casaroti Zacheo, produtora de Santa Salete (SP), afirma que a visita foi essencial para conhecer os estudos em desenvolvimento sobre o greening. “Conhecemos todos os passos da pesquisa, tudo o que vem sendo estudado. Também fomos conscientizados sobre o futuro promissor da citricultura, e por meio da rotação de moléculas de inseticidas e da erradicação de plantas doentes, conseguiremos manter a citricultura viva por muito tempo no Brasil”, destaca a produtora.
O técnico do CAT, Desidério Cathartino Filho, que também participou da visita, afirma que estar no Fundecitrus foi fundamental para saber mais sobre o greening e adotar as ações necessárias. “Acredito que essa doença é o ‘câncer’ da citricultura no estado de São Paulo, e por isso precisamos erradicar as plantas doentes. O produtor precisa ter essa consciência”, enfatiza.