Meu fundecitrus

Comunicação

Citricultores da região de Avaré (SP) adotam pulverização conjunta

Iniciativa de combate ao greening deve acontecer em setembro, com apoio do Fundecitrus

Uma reunião, promovida pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), com cerca de 120 citricultores da região de Avaré (SP) resultou numa importante ação de combate ao greening. Os produtores locais irão realizar uma pulverização conjunta para diminuir as populações do inseto vetor da doença, o psilídeo Diaphorina citri. 

A ação está agendada para semana de 9 a 16 de setembro, já que a incidência do psilídeo tende a aumentar no período de brotações, que ocorre no início da primavera.

O engenheiro agrônomo Márcio Augusto Soares, da Agroterenas, em Santa Cruz do Rio Pardo, trabalha em grupo desde 2010 e aprova os benefícios da ideia. “Conseguimos manter a doença sob controle. O índice de plantas doentes nas propriedades do grupo é 1,1%”, afirma. Aproximadamente 32 fazendas participam de ações conjuntas no município – o que equivale a uma área de aproximadamente 40 mil hectares de citros. 

Há cinco anos no ramo, Luiz Fernando Anizi trabalha com o manejo regional de greening desde maio deste ano. “Estou buscando mais eficiência no controle do inseto. Os produtores precisam entender que dependemos um do outro”, diz. Anizi é responsável por uma área total de 1.650 hectares em Botucatu, Avaré e Pederneiras, onde serão realizados os trabalhos em conjunto. “Minha esperança é que o pessoal se una cada vez mais para alcançarmos melhores condições de controlar a doença”, ressalta. 

Os produtores da região que não estiveram na reunião e quiserem participar da ação podem entrar em contato diretamente com o agrônomo do Fundecitrus na região, Túlio Panccioni, pelo telefone (14) 9606-1716 ou pelo 0800 112155 e obter mais informações.

Tags: