Meu fundecitrus

Comunicação

Citricultores da região de Avaré realizam pulverização conjunta contra o greening

Ação coordenada busca controlar a população do inseto vetor da doença

Mais uma importante iniciativa no combate ao greening será realizada no Estado de São Paulo. Dessa vez, citricultores integrantes de grupos de manejo regional da região de Avaré e Santa Cruz do Rio Pardo farão uma pulverização conjunta entre os dias 18 e 27 de novembro. A ação tem apoio do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus). 

O objetivo é controlar as populações do inseto vetor do greening, o Diaphorina citri. A iniciativa nasceu após a definição da zona de alerta para região. Em conjunto com o Fundecitrus, produtores desenvolveram uma metodologia para reunir dados, de forma coordenada, sobre a incidência do inseto.

Os citricultores definiram como deve ser a distância entre as armadilhas, o período para leitura e troca de cada uma delas e o envio semanal dos dados para o Fundecitrus, responsável pela organização dos números e envio para todos os integrantes do grupo.

“Com esses dados em mãos, fica mais fácil definir as ações de controle, épocas ideais para pulverizações e medir resultados”, afirma o engenheiro agrônomo do Fundecitrus de Avaré, Túlio Panccioni.

O controle do vetor do greening é baseado no monitoramento das populações do inseto e na aplicação de inseticidas, quando necessário. 

Para participar da ação conjunta, basta aplicar os inseticidas no período indicado. Não é necessário realizar pulverizações aéreas. Os interessados em participar dos grupos de manejo regional e em obter mais informações podem entrar em contato com o Fundecitrus pelo telefone 0800 11 22 55 ou direto com o agrônomo da região - Túlio Panccioni (14) 9606 1716.

Tags: