Citricultor Eurides Fachini é homenageado na Expocitros 2024
Em homenagem ao Dia do Citricultor, o Centro de Citricultura Sylvio Moreira (IAC) homenageou, na tarde desta terça-feira (4), o citricultor Eurides Fachini. A data é tradicionalmente comemorada pelo IAC como forma de reconhecer o papel que os citricultores desempenham no campo, além de manterem a citricultura brasileira no topo mundial.
Em seu discurso, Fachini, que também é Conselheiro Fiscal do Fundecitrus, falou sobre a emoção em receber o reconhecimento. “É uma honra enorme ser homenageado pelo IAC. Não pelo prêmio, mas pela experiência que tenho de mais 50 anos no setor citrícola. Sempre incentivei a sustentabilidade, administrando os negócios com seriedade e respeito com os amigos citricultores e com as indústrias de suco”, disse.
Fachini também lembrou que ser citricultor não é uma tarefa fácil, mas que se orgulha da sua jornada e da sua contribuição com a citricultura brasileira. “Essa homenagem certamente me deixou muito emocionado. Ser citricultor é um grande desafio. Se cheguei até aqui é porque tive o apoio de muitas pessoas. Por isso, dedico esse prêmio à minha família, aos amigos citricultores e, também, um agradecimento especial ao Fundecitrus e ao IAC pela parceria. A citricultura é a minha vida”, falou emocionado.
Citricultura que vem de família
A história de Eurides Fachini com a citricultura começou quando os pais plantaram as primeiras mudas de citros em 1967 na região da Catanduva, no interior de São Paulo. História de sucesso que gera frutos e prosperidade até hoje. A união e o trabalho foram fundamentais para que a família Fachini alcançasse seu propósito na citricultura e somasse esforços, também, em outras áreas como a pecuária, látex e a soja em Tocantins.
A história de Eurides Fachini vem de muito tempo, de antes mesmo dos conceitos sobre sustentabilidade. De outro tempo, do tempo quando ainda não havia irrigação por gotejamento, de outro mundo, de um mundo sem celular, sem tantas ferramentas de comunicação, aprendizado e gestão. Mas, com paixão e perseverança, porque o grande citricultor é sempre um apaixonado e um resistente. Com união da família, ele foi reverenciado pelo público presente na abertura da Expocitros 2024.