Meu fundecitrus

Comunicação

Artigo sobre controle greening é publicado na revista Plant Disease

Um estudo desenvolvido em projeto temático financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e coordenado pelo pesquisador do Fundecitrus Renato Bassanezi, foi publicado em uma das principais revistas internacionais de pesquisas sobre doenças de plantas, a americana Plant Disease.

O artigo, “Comparison of insecticide sprays in alternate rows and in all rows on Asian citrus psyllid control and huanglongbing progress in sweet orange orchards” (Comparação de pulverizações de inseticidas em ruas alternadas e em todas as ruas no controle do psilídeo asiático dos citros e no progresso do greening em pomares de laranja doce) é resultado do trabalho de  pesquisa da pós-doutoranda Isabela Vescove Primiano e do aluno do MasterCitrus, programa de Mestrado Profissional em Fitossanidade dos Citros do Fundecitrus, Jonas Tadeu Barbosa Junior. 

O trabalho faz uma comparação de aplicações de inseticidas em todas as ruas de um pomar e em ruas alternadas, em diferentes intervalos de aplicações para o controle do greening. “Observamos que as aplicações em ruas alternadas, embora possam ser feitas em maiores frequências, não possibilitam boa cobertura de calda nos dois lados das plantas. Assim, o efeito na redução da incidência de greening foi semelhante nas aplicações quinzenais em todas as ruas e nas aplicações semanais em ruas alternadas”, explica Junior.

Por outro lado, o trabalho contatou que aplicações semanais em todas as ruas resultaram em igual incidência da doença quando comparadas às aplicações a cada três ou quatro dias em ruas alternadas e, nos dois casos, em menor incidência do que aplicações semanais em ruas alternadas. “Isso reforça a necessidade de frequência correta de pulverização e boa aplicação em todas as ruas, visando cobrir adequadamente a planta. Essas são medidas que, em conjunto com outras, integram um manejo eficaz na mitigação do greening”, explica Primiano.

O trabalho pode ser consultado na íntegra no site da Plant Disease: https://doi.org/10.1094/PDIS-03-24-0646-RE

Tags: