Alunos da Universidade Federal do Paraná participam de palestra sobre greening
Na última sexta-feira (13), o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Arthur Tomaseto ministrou palestra online para os alunos de mestrado e doutorado da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O tema principal da palestra foi “Diaphorina citri como vetor das bactérias associadas ao greening - Transmissão e manejo”. Além de abordar detalhes sobre a transmissão do psilídeo, inseto vetor do greening, o agrônomo apresentou os dados do novo levantamento de greening, produzido pelo Fundecitrus. “Reforcei a importância de conhecer o processo de transmissão da doença, que é um dos fatores que ajudam a explicar o aumento menor da incidência de greening no cinturão citrícola em 2024, mesmo com recordes populacionais do psilídeo em 2023”, explica.
Tomaseto falou, também, que a parceria com as instituições é fundamental para levar informações sobre as doenças que causam prejuízos aos pomares. “As instituições de ensino e os projetos em parceria com as instituições de pesquisa fazem a diferença para o crescimento da citricultura, principalmente para levar conhecimento aos novos alunos que irão atuar no setor futuramente”, afirma.
A palestra faz parte dos conteúdos estudados pelos alunos na disciplina “Insetos Vetores de Fitopatógenos”, e tem a participação de professores e pesquisadores que são referências nessa área. A palestra contou com a participação 15 pessoas.