Alerta Fitossanitário do Fundecitrus no Paraná tem resultados positivos que impulsionam fortalecimento da ferramenta no estado
O Alerta Fitossanitário desenvolvido pelo Fundecitrus utiliza armadilhas adesivas amarelas georrefenciadas para informar sobre a população do psilídeo Diaphorina citri, transmissor da doença, e a presença de brotações, permitindo que produtores identifiquem os locais e momentos críticos de ocorrência do inseto e tomem decisões mais precisas para pulverizações regionais conjuntas.
“Os resultados obtidos com o Alerta Fitossanitário são ótimos. Os produtores abraçaram a causa e já observamos uma grande diminuição na incidência de psilídeos capturados”, afirma a agrônoma da Cocamar Amanda Zito. “Também usamos as armadilhas amarelas para o monitoramento da mosca negra, uma praga bastante presente nos pomares do Paraná”, completa.
Como parte do convênio, o Fundecitrus oferece treinamento aos agrônomos da Cocamar e aos citricultores que integram o sistema.
No parque citrícola de São Paulo e Minas Gerais, o Alerta Fitossanitário cobre mais de 260 mil hectares em nove regiões. Atualmente, o sistema está em fase de implantação na região de Limeira (SP). O sistema conta com o apoio da Empresas Amigas do Citricultor: Bayer CropsCience, Syngenta, Koppert e FMC.