Região Rolândia - PR
O grupo da regional de Rolândia (atualmente está em fase de implantação) teve início em 2016 e, a partir de janeiro de 2017 passou a alimentar o Sistema de Alerta Fitossanitário criado em parceria com o Fundecitrus. O sistema está implantado atualmente em uma área de 2,3 mil hectares de plantio de citros, somando 844 mil plantas.
A presença do psilídeo é realizada em avaliações quinzenais com armadilhas adesiva amarela em locais formados por propriedades citrícolas. Noventa e sete e quatro propriedades participam das avaliações, totalizando 652 pontos monitorados.
O grupo realiza pulverizações em conjunto e participa de reuniões com o objetivo de alinhar as técnicas de manejo do HLB, avaliar a eficácia das medidas tomadas e planejar novas ações. Na região ainda não foi realizada nehuma aplicação conjunta pelas propriedades que estão distribuídas por 34 municípios: Apucarana, Arapongas, Assaí, Astorga, Bandeirantes, Bela Vista do Paraíso, Bom Sucesso, Cambé, Cambira, Centenário do Sul, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jardim Alegre, Jataizinho, Londrina, Marilândia do Sul, Mauá da Serra, Pitangueiras, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rancho Alegre, Rolândia, Sabáudia, Santa Cecília do Pavão, Santa Fé, Santa Mariana, São Jerônimo da Serra, Sertaneja, Sertanópolis, Tamarana e Uraí.
Notícias
Será realizado um Controle coordenado conjunto de 04 a 10 de outubro de 2019.