Reestimativa: Safra de laranja se mantém dentro do estimado
Três meses após o início da colheita, a estimativa safra de laranja do principal cinturão citrícola do Brasil, que engloba 323 municípios paulistas e 26 mineiros, permanece em 278,99 milhões de caixas de 40,8 kg, conforme projetado pelo Fundecitrus - Fundo de Defesa da Citricultura, em maio.
Cerca de 56 milhões de caixas de laranja das variedades precoces Hamlin, Westin e Rubi foram colhidas até o momento, o que representa mais de 80% do estimado para estas variedades.
O monitoramento de talhões feito pelo Fundecitrus mostra que os frutos destas variedades estão maiores do que a média histórica. De acordo com os técnicos da instituição, este tamanho decorre do inverno mais chuvoso e um número mais baixo de frutos por árvore, conforme previsto em maio, quando a estimativa foi realizada.
A colheita até agosto das variedades de meia estação e tardias, como Pera Rio, Valência, Natal e Folha Murcha, está em fase inicial e é ainda pequena em relação à produção total estimada para estas variedades.
O trabalho de dimensionamento do tamanho da citricultura e estimativa de safra está sendo feito pelo Fundecitrus desde outubro de 2014, com a cooperação da Markestrat, FEA-RP/USP e Unesp. O documento completo sobre a metodologia e os números da reestimativa estão no site do Fundecitrus: http://www.fundecitrus.com.br/pes/estimativa. A próxima reestimativa será divulgada em 10 de dezembro.